Fitembal

Teste

Anti-corrosão VCI  

Saber mais

O que é a corrosão?

Corrosão é degradação de materiais devido a reações químicas. Acontece frequentemente com moléculas de ar e na presença de água. A corrosão também ocorre quando um material ácido ou básico entra em contacto com outro material. Quando um material é corroído, as propriedades físicas mudam. Problemas com corrosão acontecem principalmente com metais; outros materiais também se podem corroer. 


Proteção contra a corrosão

Existem dois tipos de proteção para combater a corrosão em recipientes e embalagens e, evitar o aparecimento de ferrugem:

  • Proteção ativa ou química

Combater a corrosão modificando os processos físicos. Um dos mais eficazes é a criação de atmosfera protetora VCI (inibição da corrosão por vapor)

  • Proteção passiva ou física

Combater a corrosão criando barreiras contra a humidade.

- Recipientes e embalagens de plástico VCI, juntamente com argilas / sais soltos;

- Embalagem de barreira (complexos de alumínio);

- Embalagem a vácuo.



Proteção anticorrosiva VCI

Os produtos VCI oferecem proteção contra corrosão e aparecimento de ferrugem através de:

  • Barreira Física
O VCI atua como barreira física contra sujidade externa e desgaste e, também como barreira bloqueadora dos gases e ácidos corrosivos de fora do material embalado, evitando o contacto desses gases com as superfícies a proteger.

  • Atmosfera Protetora
O inibidor de corrosão VCI permite um ambiente protegido, cria uma película de proteção que evita a corrosão, o VCI condensa à volta da superfície metálica e na presença de humidade ou ácidos.


Como funciona o VCI

Colocamos no mesmo espaço fechado uma peça metálica e VCI, as moléculas VCI criam o ambiente protetor.
O processo de inibição começa quando as moléculas VCI entram em contacto com a superfície metálica formando uma camada com uma ou duas moléculas de espessura impedindo a corrosão.

© Fitembal 2016. Todos os direitos reservados

To Top