| Filme Retrátil vs Filme Estirável: Qual a diferença? Uma parte crucial da construção de um fluxo de trabalho de embalagem bem-sucedido é usar os materiais certos. Quando se trata de embalagem secundária, isso geralmente significa utilizar filme retrátil ou filme estirável. Como decidir qual é o certo para o seu negócio? Filme Retrátil O filme retrátil encolhe quando exposto ao calor, envolvendo e aderindo ao produto. Existem diferentes tipos de materiais que oferecem benefícios mediante aplicações especificas: poliolefina (POF), polietileno (PE) ou polivinilo cloro (PVC). O filme retrátil é muito utilizado para embalar produtos individualmente ou em grupo, especialmente quando se pretende uma embalagem firme e segura à volta do produto. É ainda bastante utilizado na indústria alimentar e para artigos de prateleira. A sua aplicação requer uma fonte de calor, como um forno ou pistola de calor. A embalagem com poliolefina (POF) é o tipo mais comum de embalagem retrátil. A sua resistência e durabilidade permitem uma selagem duradoura e uma proteção robusta, resistente a furos e rasgos. O polivinilo cloro (PVC) é um material leve e econômico. É flexível e fácil de usar, mas oferece elevada durabilidade e resistência ao rasgo, tornando-o ideal para produtos pesados ou volumosos, como madeira ou materiais metálicos. A desvantagem que o PVC é que contém produtos químicos que podem ser prejudiciais em espaços fechados com pouca ventilação. O polietileno (PE) também oferece resistência e integridade confiáveis ao embalar produtos grandes ou volumosos. Tornando-o uma alternativa cada vez mais popular ao PVC, apesar de ser um pouco mais caro. O polietileno também é espesso e firme o suficiente para permitir a personalização. Vantagens do filme retrátil O fecho hermético que o filme retrátil cria oferece uma segurança e proteção incríveis para as cargas de produtos. Protege contra pó e bactérias, tornando-a uma forma fiável de proteger os produtos contra a contaminação. O filme retrátil é também uma solução eficaz para evitar danos causados pela água. Pode até criar cargas bem ventiladas, permitindo-lhe preservar os seus produtos sem o risco de a acumulação de humidade e condensação causarem danos. Requer apenas uma camada solta de plástico e uma pistola de calor, um túnel de retração ou outro tipo de máquina de embalagem retrátil para obter uma proteção sólida e fiável dos seus produtos. Diferentes tipos de equipamentos de filme retrátil Para tirar o máximo partido da embalagem retrátil, é necessário utilizar o processo que melhor se adequa aos seus produtos e às exigências do seu negócio. Existem diferentes estilos de máquinas de embalagem - também conhecidas como retratilizadoras. 
 
 
 Filme Estirável Assim como o filme retrátil, o filme estirável é material que as empresas utilizam para embalar e proteger os produtos. No entanto, o filme estirável não requer calor para criar uma embalagem. Em vez disso, são aplicadas várias camadas de filme à volta de uma carga. O plástico agarra-se a si próprio, criando uma embalagem apertada e segura à volta dos produtos. A força das camadas do filme estirável é conhecida como força de contenção. Ao ajustar a força de contenção - através do ajuste do número de camadas e do aperto de cada camada - as empresas podem implementar uma embalagem forte, segura e protetora para as suas cargas de produtos. Este material é normalmente feito de polietileno de baixa densidade (PEBD). A sua aplicação é principalmente na paletização, onde serve para proteger e estabilizar cargas durante o transporte e armazenamento. O método de aplicação pode ser feito manualmente ou através de máquinas de envolvimento. Vantagens do filme estirável O envolvimento com filme estirável é uma forma económica e fiável de proteger cargas. A camada de plástico protege os produtos da sujidade, do pó e de outras formas de contaminação. Algumas formas de filme estirável oferecem até proteção UV. As empresas também podem utilizar o filme estirável para manter as cargas protegidas contra danos provocados pela água e pela humidade. Certas técnicas de embalagem, como cordão, permitem a ventilação, deixando que os produtos sensíveis à humidade respirem e evitem a acumulação de condensação à medida que se deslocam na cadeia de abastecimento. Outra vantagem fundamental é a sua versatilidade. Com as máquinas corretas, pode embalar qualquer tipo de carga, incluindo grandes cargas de maquinaria, materiais de construção, mobiliário e muito mais. Diferentes tipos de equipamentos de filme estirável Envolvimento automático é a forma ideal de utilizar o filme estirável. Soluções como as máquinas semi-automáticas embalam cargas de forma mais rápida e consistente do que as aplicações manuais.  Com a possibilidade de oferecer um ótimo pré-estiramento, permitem tirar o máximo proveito do seu filme, ajudando a poupar dinheiro em custos de material e minimiza o desperdício do mesmo nos seus processos de embalagem. As envolvedoras oferecem a precisão e a personalização necessária para criar o nível perfeito de força de contenção para cada carga que passa pelas suas instalações. 
 
 
 
 A melhor solução para o seu negócio Saber a diferença entre filme retrátil e filme estirável é fundamental para utilizar ambas eficazmente na sua linha de embalagem. Contacte a Fitembal para o ajudar-mos a otimizar os seus processos de trabalho com soluções adequadas às suas necessidades. | 
Filme Retrátil vs Filme Estirável
03 Dezembro, 2024 | Artigo
